fbpx

Você sabe o que é chargeback? Saiba como evitá-lo

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O que é chargeback?

Significa na tradução literal da palavra para o português como “reversão de pagamentos”. Ou seja, é a contestação de uma cobrança pelo titular do cartão.

Imagine que na sua fatura do cartão de crédito aparece  uma compra realizada em um site que você nunca sequer acessou. Você, então, liga para o seu banco, relata não ter feito aquela compra e pede o seu dinheiro de volta.

Quais os motivos do chargeback?

Vários são os motivos, mas quando se trata de ecommerce, em 91% dos casos a causa da contestação de uma cobrança é fraude, ou seja,  quando alguém usa o cartão para compras mas não é o portador.

Do restante, 7% refere-se a desacordo comercial. Que acontece quando os termos de uma compra não são respeitados. Imagine que você comprou um produto mas recebeu outro ou fora do prazo acordado. Esses são alguns exemplos de quando há desacordo comercial.

Nos 2% restantes entram alguns outros motivos, como duplicidade, quando uma mesma transação é cobrada duas vezes de um mesmo consumidor. Ou apresentação tardia, que acontece quando o adquirente da empresa demora muito para cobrar o consumidor pelo serviço ou produto requisitado.

O chargeback é muito comum no mundo digital, mas pode acontecer nas atividades de estabelecimentos físicos, mas a situação é um pouco diferente. Pois quando um consumidor compra algo pessoalmente e paga no cartão, as compras são autenticadas no momento em que ele digita a sua senha, e transações autenticadas não são passíveis de fraude.

Como evitar o chargeback?

Tenha sempre todas as informações necessárias referente a venda efetuada. Comprovantes, recibos, notas fiscais, os dados do comprador, como nome completo, CPF, contatos como e-mail, telefone. Se o produto for físico, o comprovante de entrega deste produto é indispensável. Tudo isso auxilia e evita a reversão de pagamentos.

Até a próxima! 😊

Posts relacionados:

TUTORIAL PARA DNS TRANSPARENTE

Como utilizar ? Para utilizar domínio próprio no nosso checkout é necessário seguir as orientações abaixo: Caso ainda não tenha integrado o Woocommerce com a

Leia Mais